Divulgação
 
  • Caros utilizadores

    Informamos que o Arquivo Distrital de Vila Real encontra-se a realizar um Inquérito com o objetivo de medir e avaliar o desempenho dos serviços e a satisfação dos clientes, a fim de identificar prioridades de intervenção para a melhoria dos serviços actualmente prestados. 
    As respostas resultantes do presente inquérito destinam-se a tratamento estatístico. O Arquivo Distrital de Vila Real garante o anonimato e a confidencialidade das respostas e assegura a divulgação dos resultados.
    Caso esteja interessado em colaborar nesta iniciativa, por favor, clique aqui para aceder ao Questionário Online.
    Desde já gratos pela sua colaboração,

    O Diretor do Arquivo Distrital de Vila Real,
    Paulo Mesquita Guimarães.


  • Exposição permanente

    O Arquivo Distrital de Vila Real, quer isoladamente quer em parceria com as mais diversas instituições públicas e privadas, tirando partido dos seus espaços, tem levado a efeito diversas iniciativas de índole cultural.
    Especial destaque para a exposição permanente "Arquivo Distrital de Vila Real - Instituição Memória", com livre acesso no horário normal de funcionamento.
    Esta exposição Ilustra a origem e actividades desenvolvidas pelo Arquivo Distrital de Vila Real, facultando uma mostra documental representativa dos fundos à sua guarda.
    Para mais informação consulte o respectivo Catálogo  (desdobrável).


  • Livros disponíveis para leitura "on line"

    O Arquivo Distrital de Vila Real disponibiliza, actualmente, 22.537 livros para leitura on line, num total de 1.420.068 imagens. Trata-se maioritariamente de livros paroquiais (15.870) e de livros de notas (5.872) que se encontram disponíveis na sua totalidade.
    Ao longo de 2011, daremos continuidade ao processo de disponibilização de documentação para leitura online, privilegiando os fundos documentais mais solicitados, com especial destaque para o Governo Civil de Vila Real, as confrarias e as irmandades.
    Os livros de registo de passaportes emitidos pelo Governo Civil de Vila Real entre 1837 e 1967, já estão disponíveis.


  • Emissão de certidões digitais

    O Arquivo Distrital de Vila Real disponibiliza o serviço de emissão de certidões digitais, como alternativa à certificação convencional.
    Os documentos assinados com assinatura digital fazem prova plena de acordo com o disposto no nº 2 do art.º 3º e nos artigos 5º, 6º, º 7º do Decreto-Lei 62/2003 de 3 de Abril, não podendo ser repudiados por nenhuma instituição nacional, pública ou privada.
    Os documentos certificados deverão ser aceites pelos quadros legais dos países membros de acordo com o nº 2 do artº. 4º da Directiva 1999/93/CE de 13 de Dezembro.
    Contudo e face à inexistência de uma prática disseminada neste domínio, alerta-se para eventuais constrangimentos que possam vir a ocorrer.
    A certidão produzida com assinatura digital pode não ser ainda reconhecida por alguns sistemas nacionais de chaves públicas existentes em países terceiros. Neste caso e embora a Directiva acima referida preveja explicitamente a troca de certificações digitais com países terceiros, tal dependerá de acordos e protocolos a estabelecer com esses mesmos países.
    Releva-se qualquer responsabilidade da DGLAB pelo possível repúdio de documentos, por parte das instituições e autoridades desses países.


  • Arquivo Distrital de Vila Real assinala "Dia Internacional dos Arquivos"

    No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinalou no dia 9 de Junho, o Arquivo Distrital de Vila Real abriu as suas portas, promovendo visitas guiadas de acesso livre, embora sujeitas a inscrição prévia.

    As visitas tiveram início às 10:00 h, às 15:00 h e às 21:30 h e contaram com a participação de 92 pessoas.

    O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA - Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Canadá, em Novembro de 2007. A data foi escolhida por ter sido a 9 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA. A criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que em todo o Mundo se desenvolvam acções de promoção e divulgação da causa dos arquivos.Ao longo do ano, o Arquivo Distrital de Vila Real aceita inscrições de grupos para visitas, geralmente de instituições de ensino ou formação profissional.






  •      
     
    © 2003, A.D.V.R. - Todos os direitos reservados.
      SCETAD - Trás-os-Montes Digital | POSI - Programa Operacional  Sociedade da Informação | Portugal Digital | União Europeia - FEDER | Este site é Acessível. Obtenha mais informações