Serviços
 

Os serviços do Arquivo Distrital de Vila Real, encontram-se estruturados em quatro sectores:

- serviços administrativos;
- serviços de arquivística;
- serviços de leitura pública;
- serviços de extensão cultural.

Os serviços técnicos de arquivística procedem aos trabalhos de recolha, organização, preservação, descrição e comunicação da documentação incorporada. Paralelamente, realizam pesquisas e passam certidões, a pedido dos utentes. Prestam ainda apoio técnico arquivístico a arquivos, quer públicos quer privados, da região.

Os serviços de leitura pública têm ao seu dispor uma sala de leitura geral equipada com máquinas de leitura de microfilmes, microfichas e meios informáticos de apoio à realização de pesquisas, nomeadamente dois postos com acesso gratuíto à INTERNET. A sala de leitura geral possui 12 mesas com igual número de lugares sentados.

Os serviços de extensão educativa e cultural dispõem de uma sala de exposições (onde se encontra uma exposição permanente intitulada "Arquivo Distrital de Vila Real: Instituição Memória") e um auditório, espaços utilizados quer pelo A.D.V.R. (que organiza exposições, conferências, colóquios, concertos, etc.), quer por outras instituições, públicas e privadas, que os solicitem.

Organiza visitas guiadas a solicitação de estabelecimentos de ensino e outras instituições, no âmbito do programa "Arquivo/Escola/Meio".

Desenvolve, simultaneamente, intensa actividade editorial.

     
 
© 2003, A.D.V.R. - Todos os direitos reservados.
  SCETAD - Trás-os-Montes Digital | POSI - Programa Operacional  Sociedade da Informação | Portugal Digital | União Europeia - FEDER | Este site é Acessível. Obtenha mais informações